UERGS + AGRICULTURA + DRONES = PROJETO AGRODRONES

PROJETO:

O grupo iniciou as atividades em março de 2017. Somos pesquisadores, professores, alunos de graduação e mestrado. A nossa equipe é multidisciplinar, pesquisadores na área da computação, Agrônomos e da área de Geoprocessamento. O Projeto é coordenado pela Profa. Adriane Parraga da UERGS.

OBJETIVO:

A agricultura de precisão consiste na aplicação de técnicas geoespaciais e sensores para identificar variações no campo e lidar com tais variações, usando estratégias alternativas. Atualmente estamos investigando o Imagens são um exemplo de fonte informações utilizadas neste âmbito. Os sistemas atuais de inspeção de regiões agrícolas baseado em Veículos Autônomos Não-Tripulados (VANTs) ou simplesmente Drones, tipicamente realizam a captura de imagens a partir de câmeras acopladas aos veículos que realizam varreduras pré-definidas sobre uma área de interesse. As imagens são pós-processadas e o resultado é obtido, em geral, alguns dias depois de feito o levantamento. Esta sequência faz com que o tempo de reação para o uso das informações obtidas seja longo e em muitos casos isso não é ideal, por exemplo, em apoio à aplicação de pesticidas ou irrigação a taxas variáveis. Este projeto de pesquisa visa o estudo de algoritmos e plataforma de processamento de imagens que possam ser embarcados em sistemas de monitoramento de agricultura acoplados aos VANTs. Espera-se que além do avanço tecnológico através do Sistema completo de monitoramento baseado em VANTs, este projeto seja consolidado através de um Sistema computacional de Gestão baseado nos indicadores extraídos das imagens auxiliando o manejo do solo, insumos e culturas, gerando mapas de produtividade das mesmas de forma dinâmica e eficiente.

PUBLICAÇÕES:

Uma das formas de divulgar o trabalho desenvolvido é através de publicações em revistas Indexadas e Congressos nacionais e internacionais. Até o momento temos os seguintes artigos em Congressos internacionais:

  • Wheat Plots Segmentation for Experimental Agricultural from Visible and Multispectral UAV Imaging. In: Intelligent Systems Conference (IntelliSys) 2018, 2018, Londres. Proceedings of Intelligent Systems Conference (IntelliSys) 2018, 2018. v. 1. p. 1-6.
  • Wheat Biomass Estimation Using Visible Aerial Images And Artificial Neural Network. In: 14th International Conference on Precision Agriculture, 2018, Montreal. Proceedings of 14th International Conference on Precision Agriculture, 2018. v. 1. p. 1-10.

                                                                                                

                                                                                    PARA MAIS INFORMAÇÕES CLIQUE NO ÍCONE ABAIXO: